1990
Super Mario Bros. 3, o
jogo mais vendido de toda a história da Nintendo, é lançado. Apesar de
enfrentar a concorrência do Mega Drivee
do TurboGrafx,
o NES teve o seu melhor ano. O console contou com a
ajudinha extra das softhouses que lançaram cartuchos com chips para que os
gráficos fossem melhores.
1994
O lançamento de Super Metroid para Super NES deixa a Nintendo em condições de
dar o troco à Sega no mercado de 16 bits.
Jogos com o chip Super FX, como Star Fox, são colocados
no mercados para competir com os consoles de 32 e 64 bits.
5° geração (32\64-bit)
O considerado primeiro
console de 64-bit foi o Atari Jaguar, lançado em 1993. Com pouco marketing e títulos decentes, foi um
fracasso e a última tentativa da Atari em hardware. Outro console fracassado da
quinta geração foi o 3DO, que apesar da publicidade e apoio de
desenvolvedoras, teve vendas abatidas pelo preço alto.
A quinta geração marcou
o advento dos jogos em 3D, como Super Mario
64, Tomb Raider e Final Fantasy VII, além
de mais realismo e ação ao invés da fantasia e velocidade de jogos como Sonic e Mario.
Os três consoles mais
importantes dessa geração foram:
·
Sega Saturn (1994-Japão e
1995-EUA), rodava jogos em CD-ROM. Muito bem-sucedido no Japão, mas não no resto do
mundo, devido á menos jogos (a complexa engenharia interna do Saturn tornava a
programação difícil) e fãs irritados com o monte de periféricos do Mega Drive.
Os grandes sucessos vinham de conversões de arcade (Virtua
Fighter, Daytona USA, Virtua Cop, Sega Rally) ou títulos originais
da própria Sega (Panzer Dragoon, NiGHTS into Dreams).
Vendeu 10 milhões de consoles. Lançado no Brasil pela Tec Toy.
·
PlayStation (1995), da
novata Sony, nascera de uma parceria desfeita entre a Nintendo
e a Sony, no meio do projeto, para criação um periférico de CD para o Super
NES. Conseguiu logo o apoio de softhouses como Square (a série Final Fantasy, Chrono Cross)
6° geração
A sexta geração,
a dos 128-bit, e começara com o lançamento do Sega
Dreamcast (1998 no Japão, 1999 nos Estados Unidos). Embora o
Dreamcast tivesse sido bem aceito, as vendas caíram no momento em que a Sony
anunciou o lançamento do PlayStation 2para 2000. Em 2001, a Sega abandonou o console e passou a dedicar-se exclusivamente à
jogos. O console vendeu 10 milhões de unidades.
O PlayStation 2, lançado em 2000, continuou o
legado de sucesso do PlayStation. Apoiado pela compatibilidade com jogos do
original, o fato de rodar DVDs, e apoio da maior parte dos desenvolvedores, o PS2 vendeu 120 milhões
de consoles em 7 anos.
Portáteis
A Nintendo
manteve sua "soberania" nos portáteis com o lançamento do Game Boy
Advance, em 2001. Diversos tentaram concorrer, como a Bandai, com o WonderSwan Color, a SNK com o Neo Geo Pocket
Color, e a Nokia, com o misto de celular e game, o N-Gage, mas tiveram pouco sucesso. Os telefones celulares também se tornaram
uma plataforma popular
7° geração
A Nintendo
lançou o Wii em 19 de
Novembro de 2006 nos EUA e 2 de Dezembro no Japão, e a Sony com seu Playstation
3, lançou em 11 de Novembro de 2006 no Japão, 17 de
Novembro de 2006 nos EUA e Março de 2007 na Europa. Ambos tem joysticks com
sensores de movimento porém o controle do PlayStation 3 teve seu nome alterado
para Sixaxis (que em Inglês significa Seis Eixos).
A
sony lançou para seu console uma versão de joysticks, onde o controle é feito
pelos movimentos das mãos, o Playstation Move, dois controles, um para cada mão
com uma esfera colorida na parte superior que é no mínimo inadequada. Muitas
pessoas acham que o Playstation Move foi uma cópia do Nintendo Wii, já que a
ideia é a mesma.
8° geração
A oitava geração
de consoles foi iniciada com o lançamento do Wii U em novembro de
2012 pela fabricante Nintendo. O console trás como inovação um controle similar
a um tablet que permite novas possibilidades de interações durante o jogo, como
por exemplo, acessar o menu de jogo sem necessidade de parar de jogar. Os novos
consoles da PlayStation e do Xbox também devem
integrar esta geração de consoles.
E
em questão de jogabilidade, quem tem tido muita atenção, e lucro é a Microsoft,
foi desenvolvido para o console Xbox360, um aparelho não tão revolucionário (O
EyeToy e Gameboy Camera tem a mesma ideia), não necessita de controle algum,
esse aparelho foi chamado enquanto era desenvolvido por projeto natal, já que
um de seus criadores era um brasileiro Natal-RN, agora chamado Kinect, consiste
em 3 sensores, uma câmera digital, e um microfone, ele e posicionado encima ou
embaixo da TV, e o jogador deve jogar com seu próprio corpo, há gêneros de jogo
para tudo que e gosto, luta, tiro,ginástica, aeróbica, dança, e um projeto vem
ganhando notoriedade depois que um vídeo foi postado no youtube, quando kinect
ainda se chamava projeto natal, era o video de MILO, uma espécie de garoto
virtual dotado de uma inteligência artificial, interagindo de forma
surpreendente com o jogador, perguntando, respondendo, brincando, etc.
Publicado por: Luis Gustavo S. Romão
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