quarta-feira, 12 de junho de 2013

Atividades: A Igreja de Santo Antônio - Igreja do Galo

A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO - IGREJA DO GALO - A MAIS BELA  IGREJA DA CIDADE



A minha paixão por templos católicos vai além da religiosidade. A história da construção das igrejas me fascina, assim como sua arquitetura e a arte sacra nela contida. Em Natal temos poucos templos, se comparada a cidades como Recife ou Salvador. Mas gosto dos poucos que temos. A Igreja de Santo Antônio é um exemplo desses templos e, tal como Câmara Cascudo, considero a Igreja mais bonita da cidade, principalmente pelo seu estilo arquitetônico. Durante anos acalentei o desejo de casar nessa Igreja, mas o destino me reservou outro local. Hoje me contento em visitá-la sempre que vou a Natal. Gosto de entrar lá com a Igreja vazia, fazer minhas orações de agradecimentos por estar ali  e me perder num emaranhado de lembranças que vão desde o tempo em que, quando criança  participava das "Lapinhas"  organizadas pelos Capuchinhos do Convento  às Missas dominicais tantas vezes assistidas. Saudades...


A devoção a Santo Antônio no Brasil vem desde o século XV, quando inúmeras capelinhas e imponentes igrejas foram construídas pelos portugueses e seus devotos em todo território nacional. Em Natal a Igreja de Santo Antônio, foi a terceira a ser construída na cidade, em 1763. Na porta uma inscrição com a data: 1766 - ano em que ficou pronta - agosto de 1766. É o nosso único exemplo de arquitetura barroca.


Esta igreja data do século XVIII. Foi construída em partes, a nave primeiro e a torre depois. Na opinião de Cascudo, “é a mais linda da Cidade. Para ele a  torre de Santo Antônio é influência mulçumana na arquitetura tradicional brasileira e o Galo da torre, uma característica da arquitetura religiosa portuguesa. É ainda Cascudo quem escreve: "Sua torre, encimada de azulejos reluzentes, com o galo heráldico, como um timbre numa cimeira feudal, a majestade do frontão com os motivos em arabescos, num barroco sugestivo e que se convencionou chamar jesuítico, as tochas estilizadas na cimalha, os desenho em relvo, correndo e volteando a frontaria, dão um aspecto de majestade simples, imponente mas acolhedora e simpática.”

Feito por: Luis Gustavo Silva Romão.





Nenhum comentário:

LEIA ANTES DE COMENTAR

-Qualquer comentário considerado ofensivo/agressivo será apagado.
-Deixe sua sugestão, elogio, pedido, critica.
-Evite comentar como "Anônimo"

✓ ✖ εїз ♥ ❤ ❥ ♡ ♥ ღ ɞ ♛ ♚ ♝ ♞ ♜ ♟ ♔ ♕ ♖ ♗ ♘ ♙ ☼ ☀ ☁ ☂ ☃ ☄ ☮ ♂ ♀ ☠ ♪ ♫ ♩ ♬ ☺ ✿ ⓡ ⓒ ♨ × (o・з・o) OωO (≧∩≦)
(っ・ω・)っ (●´ω`●) (o・ε・o) (・ε・`。) (⊃ω⊂) (≧∪≦) (。・ω・。) (。TωT)/ (。・_・。) ಥ_ಥ ಠ_ಠ ●ω● ●﹏● ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙﹏⊙ (๑•́ ₃ •̀๑) (≧▽≦)

Use e abuse!