quarta-feira, 24 de abril de 2013

Games: Mitos e Verdades sobre os vídeo-games




Se há uma coisa que os gamers gostam tanto quanto de  videogames são os mitos sobre videogames. Desde que invadiram o cenário mundial no começo dos anos 80, os videogames se tornaram alvo de lendas.

Existe os rumores que são escandalosos. Como o de um código trapaceiro que permite que os jogadores de Tomb Raider dispam Lara Croft. Há outros ainda que são preocupantes, como a ideia de que os videogames levam à violência. Qualquer que seja o mito, ele tende a ser interessante.
Como essas ideias são tão intrigantes - e simplesmente porque nós gostamos de desbancar mitos -,o Sem Sentido presenta agora cinco mitos sobre videogames.

5. Videogame leva à violência
video-game-violenceSim é verdade. Mais depende muito do jogo e da própria pessoa (se ela vive em um ambiente com violência, ou quantas horas passa jogando...). Como por exemplo, Dylan Klebold e Eric Harris, os dois adolescentes responsáveis pelo massacre da escola Columbine, em Littleton, no Colorado, em 1999, eram jogadores fervorosos de "Doom". O alemão de 17 anos Tim Kretschmer matou 15 pessoas uma década depois com movimentos que ele roubou do jogo "Counter Strike". Quando jovens se engajam em comportamento violento, os videogames brutais que eles jogaram antes de cometer seus crimes são geralmente citados como razões para suas tendências homicidas. A lógica simplesmente flui: videogames violentos fazem crianças violentas.

Então, é preciso cuidado e atenção na hora de permitir que crianças entrem em contato com jogos violentos. Heloisa Shauff acredita que a indicação de idade que acompanham os games deve ser respeitada. "Não é todo jogo que é próprio para as crianças e cabe aos pais censurarem as escolhas inadequadas, presenteando seus filhos com jogos próprios para cada idade.”, “Alguns jovens podem se acostumar com a violência dos games e passar a encará-la habitualmente no seu comportamento cotidiano", pondera a psicóloga.




4. Meninas não jogam videogame

Quando o console de videogame doméstico foi lançado mundialmente, no começo dos anos 80, os jogos eram geralmente assexuais - ou pelo menos unisex. À medida que os jogos ficaram mais sofisticados, contudo, os títulos começaram a pender mais para garotos do que para garotas.

15284_100586150142822_1100079254_n_large
A percepção do público do videogame como um passatempo quase restrito aos meninos ainda permanece; a relativa falta de popularidade até dos títulos femininos mais óbvios suporta essa noção. Mas o dado de que "Metal Gear Solid" vende muito mais do que os títulos da Barbie para PlayStation significa que as meninas não jogam videogames? De maneira nenhuma.

Na verdade, de janeiro a agosto de 2008, mulheres entre 18 e 45 anos apareceram em segundo lugar como os maiores gastadores na indústria de videogames,  perdendo por muito pouco para homens da mesma faixa etária - 37% x 38%.








4. Saddam Hussein comprou 4 mil PS2 para montar supercomputadores militares

Sadam Hussein usaria chips do PlayStation2  para um sistema de mísseis teleguiados

Sim, uma das maiores figuras da história recente do mundo supostamente comprou 4 mil PlayStation’s 2 tendo em vista a construção de supercomputadores para uso militar. Se pensarmos que a história surgiu no ano 2000, quando um simples PC, com muito mais capacidade de memória e de processador, era facilmente encontrado até mesmo no Iraque, fica difícil de acreditar que uma história como esta seria verdade. Talvez Saddam só queria mesmo era jogar um pouco de God of War e GTA…

 

3. Luigi é um personagem secreto em Super Mario 64

É mentira. Se o Nintendo 64 teve sucesso, muito foi culpa de Super Mario 64. Um dos mitos mais comuns relacionados a este jogo é que Luigi, o irmão de Mario, é um personagem secreto! A “confirmação” seria uma mensagem escrita na fonte fantasma dentro do jogo. A mensagem seria “L is Real 2401“, ou seja, “Luigi é real”. Tudo não passa de um rumor infundado, mesmo com imagens de photoshop “comprovando o contrário”.

 

2. É possível matar o cachorro do Duck Hunt

Todos sabemos quem é o cachorro do Duck Hunt. Eleito por 12 de cada 10 gamers como o personagem mais chato e hediondo dos games (ele ria da sua cara toda vez que você errava um tiro!), o animal causou a ira de muitos por seu humor questionável. Como Duck Hunt é um jogo de tiro, o instinto de muitos era atirar no cachorro. Tal ação, no entanto, era impossível. Você tinha que aturar o animal te sacaneando toda vez que você errava e não havia nada que pudesse fazer.


1. Há milhões de cartuchos Atari enterrados no deserto do Novo México

Sim, é um fato. O Atari 5200 falhou por uma série de motivos. Entre eles, está a péssima adaptação do filme E.T., de Steven Spielberg. Crentes que o jogo venderia como água no deserto, milhões de cartuchos foram produzidos. No entanto, o que aconteceu foi exatamente o contrário: o jogo vendeu muito pouco. A solução? A empresa enterrou cerca de 10 milhões de cartuchos de E.T. no deserto do Novo México. O “mito” depois foi confirmado por dois jornais. A empresa, por segurança, ainda cobriu todos os cartuchos com concreto.


Feito por: Beatriz de Melo & Luana Wanderley

Um comentário:

  1. Adoro video games e sempre jogo com o meu noivo. Mas depois que inventaram os de dança, OMG eu piroooo!
    Hoje tem post novo no meu blog, aguardo sua visitinha.
    Big beijo

    www.jananogueira.com

    ResponderExcluir

LEIA ANTES DE COMENTAR

-Qualquer comentário considerado ofensivo/agressivo será apagado.
-Deixe sua sugestão, elogio, pedido, critica.
-Evite comentar como "Anônimo"

✓ ✖ εїз ♥ ❤ ❥ ♡ ♥ ღ ɞ ♛ ♚ ♝ ♞ ♜ ♟ ♔ ♕ ♖ ♗ ♘ ♙ ☼ ☀ ☁ ☂ ☃ ☄ ☮ ♂ ♀ ☠ ♪ ♫ ♩ ♬ ☺ ✿ ⓡ ⓒ ♨ × (o・з・o) OωO (≧∩≦)
(っ・ω・)っ (●´ω`●) (o・ε・o) (・ε・`。) (⊃ω⊂) (≧∪≦) (。・ω・。) (。TωT)/ (。・_・。) ಥ_ಥ ಠ_ಠ ●ω● ●﹏● ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙﹏⊙ (๑•́ ₃ •̀๑) (≧▽≦)

Use e abuse!